sábado, 22 de junho de 2019


ATIVIDADES QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Participando dos encontros de construção do Referencial Curricular Municipal que tem por eixo norteador a BNCC e revisitando a postagem sobre as atividades que auxiliam no desenvolvimento da linguagem, além de relembrar a interdisciplina de Alfabetização e os estudos de Emília Ferreiro sobre a Psicogênese da Língua Escrita, fica claro que essas concepções, entre outras coisas, vêm de encontro com a proposta da Base em relação à Educação Infantil. Trabalhar com leitura e escrita nesta etapa não é antecipar o Ensino Fundamental. A questão é: como essa prática é conduzida na escola? Tendo como referência essa minha postagem, os objetos de estudo na interdisciplina de Alfabetização e os materiais sobre leitura e escrita que estou explorando para construção do meu TCC, nessa etapa precisamos oferecer às crianças oportunidades de contato com a língua escrita e estimulação do desenvolvimento da linguagem oral para que ela construa hipóteses a respeito da escrita e comece a compreender seus usos e funções sociais. Na BNCC, a Educação Infantil está organizada em campos de experiência. Destaco abaixo um trecho do Campo de Experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” que vem de encontro ao que eu queria expor nessa postagem:

Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.
(BNCC. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias>  Acesso em 22/06/2019)

Postagem revisitada:

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