quinta-feira, 20 de junho de 2019


O desafio da escola

Na postagem que fiz sobre “A fluidez do mundo líquido” de Zygmunt Bauman, ele coloca que este século é um estado de interregno, onde não somos uma coisa, nem outra. Vivemos na era do imediatismo e, com isso, as raízes não crescem. Surge uma situação para cobrir outras com panos quentes, por isso vivemos num estado de desordem. Nem vou entrar muito em detalhes sobre a situação em que nosso país está passando, porque, no momento, é a maior fluidez que estamos presenciando.
            Apesar do estado de desordem, ainda temos uma demanda na escola para atender e um desafio a enfrentar, já que nosso sistema educacional é uma das vítimas do imediatismo e educação e imediatismo não funcionam juntos pois são termos contraditórios. Temos acesso imediato à informação, porém fragmentadas, e isso é um desafio para a escola já que nós, enquanto educadores, precisamos repensar muitas práticas a fim de que possamos contribuir para que esses fragmentos de informação se tornem um conhecimento.  

Postagem revisitada:


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