sábado, 22 de junho de 2019


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Revisitando a postagem sobre educação e tecnologias da informação e da comunicação, faço uma reflexão a partir do que propõe a BNCC. Como estou participando dos encontros de construção do referencial curricular municipal que tem por eixo norteador a BNCC e o referencial gaúcho, percebi que, entre outras coisas, uma das propostas é o uso de tecnologias para apoiar o aprendizado, como, por exemplo, o uso de softwares, digitação e formatação de textos, publicação em blogs, vblogs, entre tantos outros recursos. Não se pode negar a importância da tecnologia em nossas vidas hoje em dia e, é claro, não dá para fugir dela na sala de aula como se, na escola, estivéssemos no mundo antigo. É óbvio que, com o uso da internet, se tem acesso a um grande número de informações, porém a mediação do professor é necessária para que os alunos possam construir conhecimento a partir dessas informações. Outra coisa que percebi nos encontros é que grande parte dos professores ainda desconhece os possíveis usos da tecnologia, sendo assim, ainda se sentem inseguros em utilizá-las como recursos em suas aulas e esse uso, pelo que se observa, fica restrito ao uso de Datashow para slides e vídeos ou, como o caso da nossa escola, o uso dos tablets para pesquisa. Mas existem inúmeras ferramentas que podem ser usadas como recurso educacional. Minha dúvida: será que cada um, percebendo que ainda desconhece possíveis usos da tecnologia em sala de aula, deve procurar qualificar-se ou a própria secretaria deve dar conta da formação para professores nessa área?  

Postagem revisitada:


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