EDUCAÇÃO
E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Revisitando a postagem sobre
educação e tecnologias da informação e da comunicação, faço uma reflexão a
partir do que propõe a BNCC. Como estou participando dos encontros de
construção do referencial curricular municipal que tem por eixo norteador a
BNCC e o referencial gaúcho, percebi que, entre outras coisas, uma das
propostas é o uso de tecnologias para apoiar o aprendizado, como, por exemplo,
o uso de softwares, digitação e formatação de textos, publicação em blogs,
vblogs, entre tantos outros recursos. Não se pode negar a importância da
tecnologia em nossas vidas hoje em dia e, é claro, não dá para fugir dela na
sala de aula como se, na escola, estivéssemos no mundo antigo. É óbvio que, com
o uso da internet, se tem acesso a um grande número de informações, porém a
mediação do professor é necessária para que os alunos possam construir conhecimento
a partir dessas informações. Outra coisa que percebi nos encontros é que grande
parte dos professores ainda desconhece os possíveis usos da tecnologia, sendo
assim, ainda se sentem inseguros em utilizá-las como recursos em suas aulas e
esse uso, pelo que se observa, fica restrito ao uso de Datashow para slides e
vídeos ou, como o caso da nossa escola, o uso dos tablets para pesquisa. Mas existem
inúmeras ferramentas que podem ser usadas como recurso educacional. Minha
dúvida: será que cada um, percebendo que ainda desconhece possíveis usos da tecnologia
em sala de aula, deve procurar qualificar-se ou a própria secretaria deve dar
conta da formação para professores nessa área?
Postagem revisitada:
Nenhum comentário:
Postar um comentário